domingo, 30 de março de 2008

Nos domínios da Aconcagua

Rochosa, austera, colossal; assim é caminho pela cordilheira dos andes que nos leva até à Aconcagua.

É cedo, ainda temos umas boas horas até chegar e sinto que o meu corpo já tem praticamente a forma de uma cadeira de omnibus, de tão acostumado que está ela.
Ao meu lado está um senhor. Tem uma boina preta por cima do seu cabelo branco e mais do que o peso da idade, tem a diginidade da sabedoria. Conversámos.

Confessa que é um profundo admirador da Paula Rêgo, explica-me coisas sobre as montanhas, as árvores, política externa, Argentina, Europa... Diz-me: "Los viejos, ya no pensamos en heroes, pensamos en comida!". Sorrio com o seu humor muito terno e afável.
Don Lorenzo.





Paramos na Puente del Inca, uma ponte de terra onde correm àguas escuras e sedimentares. Perto da ponte está uma igreja e ruínas de um hotel criado quando as linhas ferroviárias se começaram a construir. Contam-nos que uma avalanche fez desaparecer o hotel mas que estranhamente deixou a igreja, a poucos metros do hotel, intacta. Mal ouvem isto, umas senhoras de meia-idade, gritam em uníssono e entusiásticamente: "Ohhhhh... pero es milagro!!!"

Bueno.....


Graças ao choradinho que fiz , o guia da excursão deixa-nos ficar à porta do Parque Nacional daAconcagua de onde nos virá a recolher daqui a 2 horas . A verdade é que estou completamente viciada no "trecking".. não consigo passar mais de dois dias sem caminhar pelo menos 10 kilométros e ingerir valentes doses de pó!!

A Aconcagua em quechua significa "sentinela de pedra" e é apenas a maior montanha do continente americano e um dos monumentos naturais mais impressionantes que eu já vi. E não é apenas devido aos seus 6962 metros de altura....

Chamam-lhe o tecto da América. Eu olho e volto a olhar, observo as suas linhas, cores, a sua imponente calma, a sua gigantesca dimensão, escuto o seu silêncio e não sei que chamar-lhe... Sinto apenas a pequenez própria do ser humano e a imensa e monumental força da Natureza.

Depois de ter conhecido um Gigante de Gelo, agora estou dentro de Gigante de Terra e das Altitudes!



São vários os alpinistas que todos os anos desafiam a Aconcagua mas nem todos conseguem o prodigioso feito de subir até ao seu cume. Por isso, todos os anos, cerca de 20 alpinistas ficam na terra que lhe sorveu o sonho.
Passamos pelo cemitério andista onde reposam os alpinistas mortos.


Os meus companheiros brasucas acompanha -me. Têm um humor que me diverte muito e utilizam expressoes tipo "que juvenil!" e "não me faça pegar nojo de você!". Dizem que "Argentino é igual a Brasileiro - é folgado!" e quando chegamos ao Hostel, em Mendoza, pergunta ao Pablo onde é que se pode comer feijão com arroz. Gozo com eles - feijão com arroz na Argentina... onde é que já se viu??
Menos mal que consegui demovê-los e acabámos a noite num restaurante, a comer uma outra maravilha da natureza argentina: o Bife de Chorizo!




A Aconcagua é diferente de tudo aquilo que já vi.
E talvez porque sou mais "bicho" de mar que de montanha ou talvez porque a nossa maior montanha tenha 1993 metros, as referências que tenho para explicar este colosso são muito limitadas e reduzidas.


De qualquer forma, não há e nem se quer explicação. Estamos a 2560 metros de altura, o que é muito alto, e eu limito-me a vaguear respeitosamente por esta montanha inacessível e surpreendente...


E não sei porquê, lembro-me do Jorge Amado e das suas descrições de Yemanjá... Acho que a força da Aconcagua é semelhante. Ambas Divindades, Deusas, Rainhas, Poderosas Feitiçeiras... E todos aqueles, que queiram desafiar a imensidão do seu território e que se atrevam a entrar nos seus domínios sagrados, poderão ficar retidos para sempre nas suas entranhas....

2 comentários:

.....chá na rua disse...

Descobri que tinhas um blog neste fim-de-semana... estou ansiosa por ter tempo para ler todos os teus relatos da América Latina.Parabéns pelo blog!... e obrigada. Se já tinha vontade de ir para aí, agora rendo-me à evidência de o começar a pensar a sério... vou começar já o meu fundo de maneio! Confesso que estava a pensar apenas nas aulas de tango e na magia das milongas e de Buenos Aires... mas tu estás a aguçar-me o apetite. Continua!.. P.S.: A minha escola e par de tango estão aí, em b.a., até domingo... mas tu, pelos vistos, estás bem longe deles... senão, ainda tentaria uma aproximação entre vosoutros. Beijos e força nessas pernas, tuga pintas aventureira! "We are poor, we are portuguese...", lembra-te alguma coisa? ehehe ;)

lili disse...

xaninha!! que bom ouvir-te!
este país é monumental, vale mesmo a pena!e buenos aires.. te encantará!!
Acho que desde o interrail nao mudei assim tanto...Mudam-se os tempos, mudam-se os disparates..
mas continuo em grande forma!!ehehehe
beijocas