terça-feira, 11 de março de 2008

Não sei se chamar-lhe viagem ou massacre...

- Que parte de "no se puede entrar con frutas", no compreendió, señorita ??

O tom do motorista é sério, repressivo e duro.

Ela responde em voz baixa:- " pero eran sólo 2 manzanas..."

Este episódio reflete a paranóia chileno-argentina das fronteiras.
Nas quatro alfândegas pelas quais tivemos que passar o tempo de espera é infinito e absurdo.
Para além das horas de espera, obrigam-nos a preencher um monte de papelinhos alfandegários, revistam malas e investigam bagagens em busca de produtos de origem vegetal ou animal. A febre aftosa e outras coisas que tal, parece afligir de sobremaneira os Gendarmes Chilenos.

Num autocarro desconfortável e (des)governado por dois condutores muito broncos, faz-se a última parte da viagem: Rio Gallegos- Usuahia.
Durante todo o trajecto um "pi-pi-pi" irritande soa de cada vez que o motorista ultrapassa os 90 km/hora, o que diga-se de passagem, acontece com alguma frequência.

Respiro e suspiro. Suspiro muito. Para os que me conhecem bem sabem perfeitamente o que isso quer dizer: "Estou aborrecida!! Muito aborrecida!!"
Mas aqui ninguém parece comprender isso. Faltam os sorrisos cúmplices e amigos que recebem os meus suspiros múltiplos de forma graciosa e generosa. Faltam cá vocês!....

Reclamo muito. As burrocracias irritam-me até ao fundo da minha alma. O condutor acusa-me de ser demasiado reivindicativa.

Já na ultima das fronteiras, e entre a fila de entregar o passaporte e receber o passaporte, o único pensamento que me vem à cabeça é uma espécie de agradecimento: "Obrigada Jacques
Delors!!! Obrigada Comunidade Europeia por não nos fazerem passar mais por isto!!!"

Lá fora, o que os olhos devoram não tem qualquer referência com nada que tenham visto anteriormente, por isso é de difícil descrição.


Dois dias de viagem, intermináveis esperas trans-fronteiriças, 2000 e algo kms percorridos, cruzar quatro províncias (Rio Negro, Chubut, Santa Cruz e Terra do Fogo), passar por extensoes imensas de planicíes desérticas que se prolongam no infinito, 39 horas de viagem e atravessar o estreito de Magalhães... fazem-me ter a certeza de que não me enganei.
Chegámos ao fim do mundo.


E vêm-me à memória uma frase batida: "Hoje é o primeiro dia do resto da tua vida..."

2 comentários:

Meres disse...

UFFFF que aborrecimento!! auf auff

lila disse...

oh filhota, que aborrecida.
Isso é também a viagem.