segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Mari-Mari Kom Pu Ce

Mari-Mari Kom Pu Ce é uma saudaçao mapuche. Significa "olá a todos", mas traduzido à letra seria qualquer coisa como: os meus dez (dedos) cumprimentam os teus dez (dedos) e saúdam toda a gente!

Ouvir falar mapuche apesar de ser estranho (parece uma espécie de mistura entre o castelhano e o chinês!) e de obviamente não conseguir entender nada, é lindo!

Estão cerca de 40 pessoas na Ruka, casa que coordena as organizaços mapuches de Néuquen e que gentilmente nos acolheu. Fazem uma roda onde se faz uma especie de apresentação.
Muitos falam em mapuche, por isso não posso entender o que dizem, mas entendo que chegou um grupo de Ue Ce que ce (gente nova) do Chile e que existe outro grupo que amanhã vai sair para um acampamento.

O Lefxaru conta-nos um pouco a história Mapuche e as actividades e projectos da Ruka.

A civilização Mapuche é ancestral. Resitir parece ser a palavra de ordem para os mapuches. Resistiram à invasão Inca, resistiram à ocupação Espanhola, mas em 1850 quando começa a chamada Conquista do Deserto, levada a cabo pelo General Roca, a maioria da população é dizimada e outra grande parte esconde-se nas montanhas.
Hoje em dia o que sobra da população mapuche é incomparavelmente menos. Dos dois milhoes de hectares que possuíam, hoje em dia detém apenas 1/5 desses territórios.
Também a língua e os costumes se perderam no meio de tanta guerra, probiçoes, ditadura...
Não se consideram argentinos, são Mapuches e tem muito orgulho nisso.
Com mucha Newen (força) continuam a sua luta.O seu grito de guerra é Marici Wew! - que significa dez vezes venceremos!

Pewkajeal!



NOTA - Peço desculpa por ainda não haver fotos neste blog, mas aqui a patanisca é meio tonta e esqueceu-se de trazer máquina. Depois de muito "passeotar" em Buenos Aires, lá consegui encontrar numa loja de fotografia em segunda mão. Comprei uma canon G6, em segunda mão mas que está perfeita. Por isso em breve teremos imagens!
Já pior compra foi o telemóvel. Por fora é incrivelmente aerodinâmico e design, mas a verdade é que é um aparelho completamente desfuncional!
Obviamente era o mais barato e a própria senhora que mo vendeu era completamente descrente: "Esto... solo para hacer y recibir llamadas!". E riu-se. Muito.
Deve ser provavelmente o pior telemóvel da história do mundo, mas fala-me! Tem um menu em altavoz com um senhor que me diz o que consiste cada símbolo: "enviar un mensaje", "leer un mensaje", "cambiar timbre", entre outras informaçoes da máxima importância.
Nunca me sentirei só!

1 comentário:

Meres disse...

Linda!!
Não fosses tu comprar um telemóvel dessa qualidade!! Sempre baratito, sempre baratito!!
Muitos beijos e tudo o que me contas pareçe um livro que eu li por essas terras!